Segurança pública é mencionada por 52% dos brasileiros, de acordo com pesquisa CNI/IBOPE realizada entre 30 de novembro e 5 de dezembro
A segurança pública (52%), o combate à corrupção (46%) e a melhoria na qualidade da educação (42%) são os principais temas que exigem atenção especial da sociedade brasileira na opinião da população.
A segurança pública (52%), o combate à corrupção (46%) e a melhoria na qualidade da educação (42%) são os principais temas que exigem atenção especial da sociedade brasileira na opinião da população.
Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em dezembro. Redução dos gastos públicos (15%), ampliação dos programas sociais (15%), reforma política (11%) e desenvolvimento econômico (11%) também aparecem na pesquisa, mas em percentuais menores.
Avaliação do governo
A maioria da população brasileira (65%) aprova a forma como o presidente Lula administra o país. Houve uma oscilação positiva de dois pontos percentuais nessa questão, em comparação com a pesquisa divulgada em setembro, e uma oscilação negativa de três pontos percentuais entre aqueles que desaprovam a forma do presidente administrar o Brasil (atualmente são 30%).
O governo foi avaliado como ótimo ou bom por 51% da população (eram 48% em setembro), como regular por 31% (eram 32%) e como ruim ou péssimo por 17% (eram 18%). A nota média dada ao governo manteve-se a mesma da edição anterior da pesquisa: 6,6.
A confiança no presidente também se manteve em relação à pesquisa anterior, pois 60% declaram confiar em Lula, enquanto 35% dizem não confiar (em setembro eram 37%).
Expectativa
Na opinião da população, nos próximos seis meses deve aumentar a inflação (49%) e o desemprego (46%). Em relação à própria renda e à renda das pessoas em geral, a expectativa é de que não haja mudança para 44% e 43%, respectivamente.
Além disso, as políticas voltadas para o meio ambiente, o combate à fome e à pobreza e os programas sociais na saúde e na educação são aprovados por 50%, 57% e 53% da população, respectivamente. Entretanto, grande parte da população desaprova a atuação do governo em relação aos impostos (69%), à segurança pública (66%), à taxa de juros (59%), ao combate ao desemprego (51%) e ao combate à inflação (49%).
Para os próximos anos, as principais tarefas do governo, segundo os entrevistados, são melhorar o salário mínimo (43%), melhorar as áreas de saúde e educação (36%) e combater a criminalidade (32%).
Sobre a pesquisa
Período: A pesquisa foi realizada entre 30 de novembro e 5 de dezembro de 2007.Amostra: Foram entrevistados 2.002 eleitores em 143 municípios brasileiros.Margem de erro: é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: IBOPE Inteligência